PROJETO DE FORMAÇÃO MÉDICA PARA MÉDICOS DE MEDICINA GERAL E FAMILIAR BASEADO EM CASOS CLINICOS INTERATIVOS.


1. OBJETIVO

A Tecnimede S.A. tem como objetivo desenvolver uma atividade formativa de caráter prático, dirigida a médicos de Cuidados de Saúde Primários, dividida em 2 fases. A primeira fase consiste em resolver 4 casos clínicos interativos, desenvolvidos por especialistas nas áreas da diabetes, dislipidemia aterogénica, HTA e síndrome metabólica. Na segunda fase será apresentado um teste final sobre os temas dos casos.

Os participantes que obtiverem as melhores classificações poderão assistir a uma reunião presencial que terá lugar em Lisboa, no dia 18 de maio de 2019: a Primary Care Summit, patrocinada pela Tecnimede S.A.


2. CARATERÍSTICAS DA ATIVIDADE FORMATIVA

2.1. Período de participação e validade

O período de participação terá 2 fases: A primeira fase terá lugar entre o dia 7 de janeiro e o dia 22 de fevereiro de 2019 e irá consistir na resolução dos casos clínicos. A segunda fase de avaliação final estará disponível de 23 de fevereiro a 8 de março de 2019. Para ter acesso ao teste final, será obrigatório ter concluído os 4 casos clínicos da primeira fase. Passado o prazo do teste final, os 150 participantes com classificações mais altas terão direito a um lugar para assistir à reunião Primary Care Summit (PCS), a realizar no dia 18 de maio de 2019.

Estes princípios serão válidos durante todo o período de participação, de 7 de janeiro a 22 de fevereiro de 2019.

2.2. Forma de participação

Os médicos deverão responder às perguntas dos casos clínicos apresentados através da aplicação web PCS2019 desenvolvida para este projeto. Cada caso clínico apresentará 4 perguntas de escolha múltipla. Finalizado o prazo para resolver os casos clínicos, os participantes serão convidados a realizar o teste final que também será composto por 4 perguntas de escolha múltipla. As perguntas finais serão sobre os temas dos casos clínicos: diabetes, dislipidemia aterogénica, HTA e síndrome metabólica. Serão obtidas classificações por resposta correta às perguntas dos casos e da avaliação e em função do tempo consumido na resolução das questões. As perguntas do teste final têm o triplo do valor das perguntas dos casos clínicos. Ao aceder a cada um dos casos clínicos e à avaliação final, começa a contar-se o tempo que o participante leva a responder às 4 perguntas.

Primeira fase: CASOS CLINICOS:

Ao aceder pela primeira vez ao caso clínico começa a contar o tempo que este leva a ser resolvido.

Cada caso clínico tem 4 perguntas. Assim que se responder a uma pergunta não se poderá mudar a resposta.

Cada resposta correta de um caso clínico tem um valor de 1 estrela e se as 4 respostas de 1 caso estiverem corretas, obtém-se uma estrela extra (máximo de 5 estrelas por caso)

4 casos clínicos com todas as respostas corretas = Total 20 estrelas.

A partir do momento que se resolve a quarta pergunta de um caso clínico, este apenas ficará acessível para consulta e o tempo acumulado de resolução do caso terá terminado.

TESTE FINAL:

Ao aceder pela primeira vez ao teste final começa a contar o tempo que este leva a ser resolvido.

Assim que se responder a uma pergunta não se poderá mudar a resposta.

O teste final tem 4 perguntas. Cada pergunta certa acumulará 3 estrelas. Resolver corretamente as 4 perguntas do teste final soma 3 estrelas extras.

Total 15 estrelas

Assim que se responder à quarta pergunta do teste final o tempo de resolução da mesma terá terminado.

Total formação = 35 estrelas

A classificação será determinada em função do maior número de estrelas acumuladas. Em caso de empate, o que tiver cometido menos erros. Em caso de duplo empate, o que tiver despendido menos tempo. No caso de triplo empate, o que tiver terminado o teste final dentro do prazo.


3. REQUISITOS DE PARTICIPAÇÃO


4. SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES PARA A REUNIÃO PRESENCIAL PCS2019

Os participantes que cumpram os requisitos do ponto anterior serão elegíveis para assistir à PCS2019

Terminado o período de participação, as classificações obtidas pelos participantes serão ordenadas da mais alta para a mais baixa e será atribuído um lugar aos que tiverem as 150 melhores classificações.

Os 150 participantes com melhor classificação terão direito a assistir à reunião presencial PCS que terá lugar em Lisboa, no dia 18 de maio de 2019.

No caso de o participante não cumprir os princípios ou não aceitar expressamente o lugar no período estabelecido, a Tecnimede S.A. poderá recorrer ao primeiro suplente da lista de classificações como reserva e assim sucessivamente.


5. PROTEÇÃO DE DADOS DE CARÁTER PESSOAL

Para participar na atividade formativa, o médico tem que ter aceite o Aviso Legal e a secção de Proteção de Dados Pessoais na página de registo da PCS2019 para médicos de Cuidados de Saúde Primários.